Combatido
e declarado Kaafir (excomungado)...RAZÕES?
Resposta do Cherr
ul Islam Mohammad Ibnu ‘Abdul Uahhab (ráHimahullah)
Os
pilares do Islam são cinco, o primeiro deles é a chahadatain
(testemunho de fé) e depois dele, os quatro restantes. Se alguém
confirma estes últimos quatro, mas abandona-os devido à
negligencia, então não os declaramos kuffar (descrentes) por causa
desta negligencia, apesar de podermos lutar contra eles devido a esta
ação.
Os
eruditos têm diferentes opiniões em relação ao kufr (descrença)
daquele que abandona os quatro pilares devido à preguiça mas não
os rejeita.
Quanto
a nós, não declaramos ninguém kaafir excepto no caso em que os
eruditos chegaram à ijma (consenso), como no caso da chahadatain. E
mesmo assim, só declaramos a pessoa kaafir depois de estabelecer,
com certeza, que ele é capaz de compreender este assunto, no sentido
em que ele percebe-o mas rejeita-o. Portanto, dizemos que a nossa
posição em relação aos nossos inimigos, poderá ser classificada
em diferentes categorias:
Primeira
categoria:
Aquele que sabe que Tauhiid (Monoteísmo) é a Diin (Religião) de
Allah e Seus Mensageiros, o que já foi clarificado. Ele afirma-o e
similarmente afirma que as crenças prevalentes sobre rochas, árvores
e humanos, nas quais a maior parte da população acredita, são na
verdade tipos de chirk (associar outros a Allah), que o Profeta
Mohammad
foi enviado, por Allah, para proibir e para lutar contra aqueles que
as praticam, para que a Diin seja somente para Allah.
Apesar
de compreendê-lo, esta pessoa não dá importância nenhuma à
Tauhiid, nem tenta aprendê-la ou praticá-la e também não abandona
a chirk. Esta pessoa é kaafir e lutamos contra a ela devido ao seu
kufr. Ela conhece a Diin do Mensageiro ,
mas não a segue; ela sabe o que é a chirk, mas não a abandona. Ela
não detesta a Diin do Mensageiro
nem quem faz parte dela. Nem louva a chirk ou a embeleza para outros
(mas caiu naquilo mencionado).
Segunda
categoria:
Aquele que tem conhecimento disto, mas encontramo-lo
ridicularizando/amaldiçoando a Diin do Mensageiro (saws),
enquanto que alega segui-la. Esta pessoa, também exalta aqueles que
reverenciam Yusuf, Al Ashqar, Abu Ali e Al Khidr, aqueles do Kuwait,
preferindo-os então aos que adoram somente Allah e rejeitam a chirk.
O caso deste individuo é mais grave do que o primeiro. Sobre este,
Allah revelou:
“Mas, quando lhes chegou aquilo que reconheceram, eles descreram nisso. Por isso a maldição de Allah está sobre os descrentes.” [2:89]
“E se quebrarem seu juramento depois de se comprometerem a honrá-lo, e difamarem a vossa religião, então combatei contra os líderes da descrença, certamente não existem juramentos para eles, (combatei-os para que) talvez eles cessem.” [9:12]
Terceira categoria: Aquele que conhece a Tauhiid, está satisfeito com ela e pratica-a. Também conhece a chirk e abandona-a, mas detesta aqueles que se submetem à Tauhiid e ama aqueles que continuam a cometer chirk. Esta pessoa é kaafir tal como aqueles sobre quem Allah diz:
“Isso é porque detestam o que Allah revelou, por isso Ele nulificou suas obras.” [47:9]
Quarta categoria: Aqueles que não caem em nenhuma das categorias mencionadas, todavia, o povo desta região/terra, opõem-se veemente à gente de Tauhiid. Eles são os seguidores da gente de chirk que lutam contra a gente de Tauhiid, e por isso, este tenta desculpar-se afirmando que é-lhe difícil abandonar sua terra. Então, ele luta contra a gente de Tauhiid juntamente com o povo da sua terra, auxiliando o combate com suas posses e com ele próprio
Esta pessoa é também considerada kaafir. Isto é porque, caso lhe exigissem não jejuar no Ramadão, e não lhe fosse possível jejuar excepto deixando-os, ele fá-lo-ia. Se o ordenassem casar com a esposa de seu pai e não lhe fosse possível evitá-lo excepto deixando-os, ele fá-lo-ia. Por isso a sua aprovação e concordância ao combater a gente de Tauhiid e seu apoio através de meios materiais e oferecendo sua própria vida, enquanto que a intenção deles é a destruição da Diin de Allah e Seu Mensageiro (saws), é muito maior em seriedade. Por isso, este individuo é também um kaafir e é daqueles que Allah descreve:
“Encontrareis outros que pretendem obter segurança de vós, bem como segurança de seu povo. Toda a vez que retornam à (influência) de intriga/descrença, caem de novo nela. Por isso, se não se retirarem de vós nem vos oferecerem paz ou restringirem suas mãos, então capturai-os e matai-os onde quer que os alcanceis. Sobre eles, havemos-Mo-vos concedido uma autoridade absoluta.” [4:91]
Portanto, isto é o que afirmamos sobre eles. Quanto às mentiras e enganos daqueles que dizem que nós, sem restrições, declaramos as pessoas kuffar e que obrigamos aquele, que pode livremente manifestar sua Diin, a fazer Hijra (imigração) até nós, e que declaramos as pessoas kuffar por não declaram outras pessoas kuffar ou porque não lutam connosco e outras mais, tudo isto é da multitude de mentiras e fraude, utilizadas para divergir as pessoas longe da Diin de Allah e Seu Mensageiro (saws).
“Mas, quando lhes chegou aquilo que reconheceram, eles descreram nisso. Por isso a maldição de Allah está sobre os descrentes.” [2:89]
“E se quebrarem seu juramento depois de se comprometerem a honrá-lo, e difamarem a vossa religião, então combatei contra os líderes da descrença, certamente não existem juramentos para eles, (combatei-os para que) talvez eles cessem.” [9:12]
Terceira categoria: Aquele que conhece a Tauhiid, está satisfeito com ela e pratica-a. Também conhece a chirk e abandona-a, mas detesta aqueles que se submetem à Tauhiid e ama aqueles que continuam a cometer chirk. Esta pessoa é kaafir tal como aqueles sobre quem Allah diz:
“Isso é porque detestam o que Allah revelou, por isso Ele nulificou suas obras.” [47:9]
Quarta categoria: Aqueles que não caem em nenhuma das categorias mencionadas, todavia, o povo desta região/terra, opõem-se veemente à gente de Tauhiid. Eles são os seguidores da gente de chirk que lutam contra a gente de Tauhiid, e por isso, este tenta desculpar-se afirmando que é-lhe difícil abandonar sua terra. Então, ele luta contra a gente de Tauhiid juntamente com o povo da sua terra, auxiliando o combate com suas posses e com ele próprio
Esta pessoa é também considerada kaafir. Isto é porque, caso lhe exigissem não jejuar no Ramadão, e não lhe fosse possível jejuar excepto deixando-os, ele fá-lo-ia. Se o ordenassem casar com a esposa de seu pai e não lhe fosse possível evitá-lo excepto deixando-os, ele fá-lo-ia. Por isso a sua aprovação e concordância ao combater a gente de Tauhiid e seu apoio através de meios materiais e oferecendo sua própria vida, enquanto que a intenção deles é a destruição da Diin de Allah e Seu Mensageiro (saws), é muito maior em seriedade. Por isso, este individuo é também um kaafir e é daqueles que Allah descreve:
“Encontrareis outros que pretendem obter segurança de vós, bem como segurança de seu povo. Toda a vez que retornam à (influência) de intriga/descrença, caem de novo nela. Por isso, se não se retirarem de vós nem vos oferecerem paz ou restringirem suas mãos, então capturai-os e matai-os onde quer que os alcanceis. Sobre eles, havemos-Mo-vos concedido uma autoridade absoluta.” [4:91]
Portanto, isto é o que afirmamos sobre eles. Quanto às mentiras e enganos daqueles que dizem que nós, sem restrições, declaramos as pessoas kuffar e que obrigamos aquele, que pode livremente manifestar sua Diin, a fazer Hijra (imigração) até nós, e que declaramos as pessoas kuffar por não declaram outras pessoas kuffar ou porque não lutam connosco e outras mais, tudo isto é da multitude de mentiras e fraude, utilizadas para divergir as pessoas longe da Diin de Allah e Seu Mensageiro (saws).
ENGLISH VERSION OF THIS ARTICLE: Fought and declared a Kaafir... REASONS?
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