O Verdadeiro Significado de Conhecimento!
Ibn al-Jawzi disse:
“Eu vi a maioria
dos eruditos preocupados com a aparência do conhecimento em vez da
compreensão da sua realidade. Por exemplo:
- O recitador de Qur’an está ocupado com os diferentes modos de recitação, ansioso por aprender os métodos mais raros e peculiares. Eles agem desta forma, pensando que o propósito do Qur’an é simplesmente ser recitado, esquecendo a Grandiosidade Daquele que o falou, e esquecendo-se dos avisos e ameaças que contém. Por vezes, podem até pensar que a mera memorização do Qur’an protegê-los-á destas ameaças, e por isso, observarás a indolência destas pessoas em relação a alguns pecados! Se realmente compreendessem, saberiam que as provas contra eles são muito mais do que as provas contra alguém que recita menos do que eles!
- O erudito de hadith coleciona narrativas e memoriza suas cadeias de narração sem refletir sobre a mensagem presente na narração, e desta forma, assume que preservou a Sunnah para o povo, por isso torna-se indolente ao cometer erros, pensando que o seu suposto serviço da Shari’a protegê-lo-á.
- O erudito de Fiqh (jurisprudência) acha que, com aquilo que sabe de argumentos que fortalecem a sua posição, ou os assuntos que conhece de uma das “escolas de pensamento”, adquiriu aquilo que elevará o seu status e apagará seus pecados. Por isso, poderá tornar-se atrevido ao pecar, pensando que está protegido do castigo. Poderá até pôr de lado a recitação do Qur’an e conhecimento de hadith, enquanto que estes o proíbem destes pecados com admoestação e gentileza. Ele, também, adquire amor e desejo de liderança e de ser visto a argumentar, o que endurece o seu coração.
...e a maioria das pessoas é assim, pensando que
o conhecimento é como uma fábrica de produção! Estas pessoas não
entendem o significado de conhecimento. Conhecimento não é
simplesmente o discurso e aparência. Pelo contrário, o que se
deseja através dele, é compreender o seu conteúdo. Isso é o que
implementa submissão e temor.”
[‘Said al-Rrátir’, p.384]
[‘Said al-Rrátir’, p.384]
ENGLISH VERSION OF THIS ARTICLE: The True Meaning Of Knowledge !
No comments:
Post a Comment